Museu Virtual - Cabeçalho- 27-07-2021 -1020.jpg

Xadrez Escolar Rondônia

Federação Rondoniense de Xadrez Escolar (FRXE)

 

Cérebro e o Xadrez

 

Nada funciona sem ele, principal órgão do corpo humano. É importante mantê-lo saudável. O xadrez, academia para o desenvolvimento do raciocínio logico, e serve para o alivio da pressão psicológica.

 

É comum enxadristas citar que xadrez é confronto de ideias, ginástica da inteligência, academia do raciocínio lógico, entre outras.

 

Em situações complexas é comum ouvir: “xeque mate”. No sentido figurado, xeque mate indica o momento em que alguém está em situação de ter que tomar uma decisão para seguir um caminho ou perder alguma coisa. Nesse momento a pessoa está recebendo um xeque mate.

No Xadrez, xeque-mate, ataque decisivo ao rei, peça mais importante do jogo de xadrez.

 

Xadrez é um esporte desafiador, criativo, divertido, também considerado uma arte, uma ciência. Pode ser classificado como um jogo de tabuleiro de natureza recreativa ou competitiva para dois jogadores.

Com materiais e orientações de profissionais da FRXE, você poderá aprender o esporte que trabalha a lógica, a estratégia, e por isso, requer máxima atenção e cuidado no movimentar de peças.

 

Aprenda como exercitar seu cérebro de uma forma divertida e inteligente. Você verá que as regras a serem seguidas são, na verdade, bem simples e que qualquer um pode jogar. As táticas e estratégias a serem criadas são os principais desafios que, realmente, fazem a diferença para avaliar qual o melhor movimento a ser feito em cada jogada e, assim, vencer o jogador oponente.