A atividade de prestação de serviço de mototáxi e motoboy é praticada em cidades no estado de Rondônia desde a década de 1990. Os mototaxistas trabalhavam na ilegalidade da atividade de transporte individual de passageiros, e naquela ocasião havia a resistência do usuário (passageiro) na aceitação do uso do cacete.
Com o passar do tempo foi aumentando a oferta do serviço, devido ao preço e a rapidez no deslocamento foi caindo no gosto das pessoas.
As cinco primeiras cidades a legalizarem a atividade mototáxista em Rondônia foram -----------
Porto Velho:
Existe informações de que entre o final da década de 1990 e início dos anos 2000 ocorreu tentativa por alguns motociclistas em implantar o serviço de transporte individual de passageiros (mototáxis) na capital rondoniense, mas a iniciativa não prosperou.
No ano de 2008, um grupo de motociclista vindo de cidades do interior do Estado chegou a cidade de Porto Velho, organizado e decidido iniciaram a atividade de mototaxista. Enfrentaram desafio, rejeição por parte das empresas de ônibus, taxista, de alguns vereadores e do prefeito do município de Porto Velho. O prefeito Roberto Sobrinho ordenou a SENTRAM que inviabilizasse, prender, multar, os motociclistas. Foi muita luta, algumas vezes chamados de bandidos, em entrevista o prefeito Sobrinho --------------
Com a aprovação no Senado Federal da Lei nº 12.009, de 29 de julho de 2009, legalizando no Brasil a atividade de serviço mototáxi
Porto Velho, legalização pela
Lei Nº 1856, de 22 de dezembro de 2009.
"Dispõe sobre a criação do sistema de prestação de serviço de transporte individual de passageiros com uso de motocicletas - "mototáxi" e dá outras providências"