Museu Virtual - Cabeçalho- 27-07-2021 -1020.jpg

Castanheiras / Rondônia / Brasil

 

PROJETO: Gravar em vídeos a História local. Apoie o projeto de valorização.

 

 

Castanheiras: História Regional

 

Situado no espaço entre o rio Muqui e o rio Machado a região que está situado o município de Castanheiras é explorada desde os ciclos da borracha, nesse primeiro momento o látex extraído no vale do rio Muqui era comercializado nos barracões de seringalista instalados na foz do rio Urupá no rio Machado, onde hoje é a cidade de Ji-Paraná.

Na margem do rio na década de 1970 existia a sede do Seringal Muqui, de propriedade de José Milton Rios.

Em 1972, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA cria o Projeto Integrado de Colonização Gy-Paraná e implanta na região de Cacoal e, em 1975 cria um projeto, ou seja uma extensão do PIC Gy-Paraná que foi denominada Setor Rolim de Moura com objetivo de colonizar a região que deu origem a formação das cidades de Rolim de Moura, Santa Luzia d’Oeste, Novo Horizonte do Oeste e Castanheiras.

O povoamento por colonos agricultores no espaço denominado município de Castanheiras ocorreu ente o final da década de 1970 e o início da de 1980, com a demarcação e distribuição de lotes rurais de tamanho médio de cem hectares para famílias de colonos.

 

Nossa Missão é- A -1000.jpg

 

Castanheiras: Formação da Cidade

 

O governador do Território Federal de Rondônia, coronel Jorge Teixeira de Oliveira (Teixeirão), com o objetivo de promover o desenvolvimento regional solicitou ao presidente da República, general João Figueiredo, a constituição da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de Rondônia – CODARON, que foi criada em 7 de julho de 1980.

Com o objetivo de dar apoio aos colonos agricultores o governo idealizou a implantação de núcleos urbanos de apoio rural em diversas regiões de Rondônia. Técnicos de órgãos do governo do Território Federal de Rondônia visitavam colonos, líder de comunidade, e solicitava que promovesse reuniões com os moradores para a escolha de um local para a implantação de núcleo urbano de apoio rural – NUAR.

Nas reuniões eram discutidos um local para a implantação do núcleo urbano, e no local escolhidos os colonos teriam que concordar em doar parte de seus lotes rurais, ou seja, cada um doou quatro hectares.

Definido o local para a construção da estrutura para a instalação do NUAR --------------- (Castanheiras), a CODARON iniciou a construção da obra com madeira serrada em 1982 e foi inaugurada em março de 1983. A estrutura foi denominada de centre técnico administrativo - CTA, onde foram instalados órgãos do governo (escritório da Codaron, Seplan, Saúde, sala do administrador do NUAR) e mais cinco casas para os funcionários do governo. Assim iniciou se a formação da cidade de Castanheiras. Com a criação do município de Castanheiras na estrutura da sede do nuar foi instalada a prefeitura municipal, sendo que em uma sala foi instalada a Câmara de vereadores.

Entre 1982 e 1983, o governo do estado de Rondônia, através da CODARON abriu e encascalhou as principais linhas, estradas da região.

Com a instalação do nuar o governou passou a atender melhor aos colonos com serviços de educação, saúde e segurança.

 

 

Castanheiras: criação do município

 

O município de Castanheiras foi criado pela Lei nº. 366, de 13 de fevereiro de 1992, sancionada pelo governador do estado de Rondônia, Oswaldo Piana Filho.

A instalação do município ocorreu no dia 1º de janeiro de 1993, com a posse dos vereadores, do prefeito e do vice-prefeito eleitos em 06 de outubro de 1992.

 

Para administrar o município de Castanheiras, na fase de instalação, o governador Oswaldo Piana nomeou Fernando Garcia Lima, prefeito tampão.

 

Proibida reprodução - 1000.jpg

 

Castanheiras: Prefeito Nomeado (tampão)

Fernando Garcia Lima: período de --/--/ 1992 a 31/12/1992.

 

Castanheiras: Prefeitos eleitos

 

Primeiro prefeito, Hélio Dias de Souza, 1º de janeiro de 1993 a 31 de dezembro de 1996.

Segundo prefeito, Nicolau Aldo Quevedo, 1º de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2000.

Terceiro prefeito, Hélio Dias de Souza foi eleito para um segundo mandato, 1º de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2004.

Quarto prefeito, Zulmar Gonçalves de Oliveira, 1º de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2008.

Quinto prefeito, Alcides Zacarias Sobrinho eleito em 5 de outubro de 2008, foi empossado no cargo em 1º de janeiro de 2009, concluiu o mandato em 31 dezembro de 2012.

Sexto prefeito, Claudio Martins de Oliveira, eleito em 7 de outubro de 2012, foi empossado no cargo em 1º de janeiro de 2013, concluiu o mandato em 31 dezembro de 2016.

Sétimo prefeito: Alcides Zacarias Sobrinho, eleito em 2 de outubro de 2016, foi empossado no cargo em 1º de janeiro de 2017, concluiu o mandato no dia 31 de dezembro de 2020.

Sétimo prefeito: Cícero Aparecido Godoi eleito em 4 de outubro de 2020 e empossado no cargo dia 1 º de janeiro de 2021, com mandato a ser concluído em 31 de dezembro de 2024.

 

 

Castanheiras: Câmara Municipal

 

O Poder Legislativo do município foi instalado no dia 1º de janeiro de 1993, com a posse dos vereadores eleitos em 6 de outubro de 1992.

 

 

 

Castanheiras: História da Educação no Município

 

 

Texto em fase de elaboração

 

 

 

Castanheiras: História da Saúde no Município

 

 

Texto em fase de elaboração

 

 

 

cas-002d.jpg